14 Erros mais comuns que cometemos na hora de lavar roupa
Hey little girls!! Hoje vou falar de uma assunto extremamente importante, já me aconteceu a mim e acredito que a muitas de vocês também... portanto é muito pertinente ter em atenção estes erros para não voltar a repeti-los na hora da lavagem da nossa roupa.
1. Não verificar as indicações de lavagem nas etiquetas
Este erro pode trazer vários problemas para a vossa roupa. O mais comum é o problema das peças encolherem, que devido à utilização de temperaturas mais elevadas do que a recomendada na etiqueta da peça. Analisem sempre as indicações e as temperaturas recomendadas, bem como se a peça pode ou não ir à máquina. Aqui em baixo fica uma tabela de interpretação dos símbolos para quem não sabe o que querem dizer.
2. Misturar peças de roupa com peças da vertente doméstica
As peças de uso doméstico como panos de cozinha, toalhas de mesa, ou camas de animais, normalmente tem resíduos de gordura, restos de comida ou pelos de animais, e toda essa sujidade poderá passar para as peças de roupa caso sejam misturadas, chegando até a danificá-las. Por isso, evitem misturar ''bananas com maçãs''.
3. Deixar a roupa muito tempo de molho
As peças que permanecem de molho durante muito tempo podem desbotar com maior facilidade e correm o risco de ficar com mau cheiro. Uma boa dica para evitar muito tempo de molho é usar um produto que realize o tratamento das manchas, existem diversas marcas no mercado que têm esse efeito.
4. Misturar roupa clara com roupa escura
Ora bem, este é sem margem de dúvida um dos erros mais comuns na hora de lavar a roupa. As cores mais escuras e as peças mais coloridas podem tingir as roupas mais claras, por isso, evitem sempre misturá-las. Façam lavagens separadas com as roupas brancas e claras, como as toalhas e lençóis, e o resto das peças de roupa na lavagem seguinte, para não vos sair uma camisa que era branca, azul ou vermelha como já me aconteceu a mim, tudo só por uma questão de preguiça e de ''ah não isto não tinge!''.
5. Deixar coisas esquecidas nos bolsos
Devem verificar sempre se não ficou nada esquecido nos bolsos das calças e dos casacos, por duas simples razões. A primeira é porque pode ter coisas importantes que podem ficar danificadas durante a lavagem, a segunda é porque pode danificar a máquina. As coisas mais comuns que nos passam ao lado são moedas e papéis, sendo que estes últimos ao desfazerem-se podem-se misturar com o resto da roupa e manchar as suas peças. Não façam como o meu irmão que deixou os fones dele nas calças, o facto é que sairam de lá a funcionar porque se não era uma vez uns fones.
6. Sobrecarregar a máquina de lavar
Eu sei que ás vezes nos descuidamos mas para além de estarmos a prejudicar a lavagem da roupa, o hábito de sobrecarregar a máquina de lavar poderá vir a causar danos no equipamento a longo prazo. Para evitar o sobrecarregamento da máquina é bom termos em conta qual o limite de peso que a máquina suporta.
7. Não tratar as nódoas antes da lavagem
Sempre que tiverem peças com nódoas devem tratar delas antes da lavagem. No mercado existem diversos produtos anti nódoas que podem ser aplicados nas peças antes de as colocar na máquina.
8. Dosagem incorrecta de detergente para a roupa
Não seguir as recomendações de dosagem do detergente para roupas geralmente implica nos os seguintes problemas: o excesso do produto deixa as roupas esbranquiçadas, duras, difíceis de passar e ainda pode entupir o compartimento de sabão, enquanto pouco sabão prejudica a limpeza durante a lavagem das roupas. Isto aplica-se relativamente ao detergente em pó.
9. Programa de lavagem inadequado
Provavelmente este é mesmo o erro dos erros mais comuns a todas nós, eu sei que é confortável chegar colocar a roupa na máquina e não nos chatearmos sequer com o programa em que a máquina vai trabalhar mas garanto vos que é uma má ideia lavar roupas delicadas em ciclos de lavagem mais longos ou indicados para roupas mais pesadas, pois este pode deformar e desgastar as fibras dos tecidos finos. Por isso, consulta as instruções de lavagem de roupas nas etiquetas. Se for possível lavar a peça na máquina, optem por fazer a lavagem da roupa delicada no ciclo suave.
10. Uso incorrecto da máquina de secar
Em tempos tive máquina de secar e foram inúmeros o disparates que saiam lá de dentro, para quem não sabe, colocar as roupas na secadora e não selecionar o programa e a temperatura adequados pode causar encolhimento e danificar as fibras dos tecidos.
11. Pendurar a roupa no estendal de qualquer modo
Falta de atenção ou descuido, a verdade é que esta é uma falha bem comum após a lavagem da roupa. Além de deixar mau cheiro, estender a roupa de qualquer jeito dificulta o trabalho de passar e pode deformar a peça. Fica aqui a maneira correta de estender a roupa:
- As peças têm de ser todas sacudidas quando tiradas da máquina;
- Não deixar as peças de roupa muito próximas umas das outras no estendal para que o ar possa circular melhor e a roupa não ficar com mau cheiro;
- As calças, bermudas, shorts, devem ser penduradas pela cintura por ser a parte mais grossa;
- É necessário abrir todos os fechos para a roupa ventilar bem;
- Evitar colocar molas nas camisas, blusas e malhas para não deformar ou deixar aquelas marcas horríveis que não saem de modo algum.
- As camisas podem ser penduradas em cabides pois economiza espaço e amarrota menos…
12. Passar a ferro roupa com nódoas
Eu nunca fiz isto, mas para quem faz e não tem noção das consequências. Passar ou colocar na máquina de secar uma roupa manchada vai deixar essa mancha ainda mais resistente e difícil de remover. Por isso é importante fazer o tratamento da mancha antes e durante a lavagem das roupas.
13. Deixar a máquina da roupa ''descansar''
Algumas pessoas deixam a máquina a ''descansar'', acreditando que fazer vários ciclos seguidos poderá danificar a máquina. Porém, o mais inteligente é lavar várias vezes seguidas. Assim, pode se aproveitar o calor emitido pela lavagem anterior, reduzindo assim o consumo de energia
14. Cuidar incorretamente da máquina da roupa
Lavem a máquina com mais frequência possível, sem esquecer que os compartimentos do detergente e do amaciador são removíveis na maior parte das máquinas. Não fechem a máquina após a lavagem da mesma. Esperem que ela esteja seca e ventilada. É necessário realizar a lavagem da máquina algumas vezes por ano, façam um ciclo de lavagem com água quente e vinagre branco, podem também comprar alguns produtos à venda nos hipermercados próprios para a lavagem da máquina.
Prontinho, e é tudo por hoje! Espero que gostem e que se cometem esses erros que aprendam!
0 comentários