A História da Música: Pré-História
Hey little girls!! Hoje vou dar continuação à conversa sobre a história da música, desta vez vou vos dar a conhecer como é que era a música na pré-história, ou seja, o principio daquilo que ouvimos hoje. Não acham incrível? A música caminha connosco desde quase sempre. Eu acho simplesmente fascinante.
Pré-história
Muitos acreditam que a música já existia na pré-história e que se apresentava com um caráter religioso, ritualístico em agradecimento aos deuses ou como forma de pedidos pela proteção, boa caça, entre outros. O que leva a crer que a música já existia na pré-história? Fácil, se pensarmos e observarmos algumas pinturas rudimentares da pré-história em que a dança é retratada não é difícil de acreditar que a música também fazia parte dessa época e dessas organizações. Nessa época podemos deduzir que muitos dos sons produzidos provinham, principalmente, dos movimentos corporais e dos sons da natureza e, assim como nas artes visuais e na dança, a música começou a ser aprimorada utilizando-se de objetos dos mais diversos.
Ainda para refletirmos acerca do assunto e reforçar a teoria sobre a música na pré-história, basta lembrarmos da existência de tribos indígenas que mantêm total isolamento das sociedades organizadas e vivem ainda de forma rudimentar (paradas num período da pré-história) e que possuem rituais envolvendo a música, utilizando a percussão corporal, a voz e objetos primários, básicos desenvolvidos para esse fim.
Na «História Universal da Música», Roland de Candé propõe-nos a seguinte sequência de eventos:
- Antropóides do terciário - Batidas com bastões, percussão corporal e objetos entrechocados.
- Hominídeos do paleolítico inferior - Gritos e imitação de sons da natureza.
- Paleolítico Médio - Desenvolvimento do controle da altura, intensidade e timbre da voz à medida que as demais funções cognitivas se desenvolviam.
- Cerca de 40.000 anos atrás - Criação dos primeiros instrumentos musicais para imitar os sons da natureza. Desenvolvimento da linguagem falada e do canto.
- Entre 40.000 anos a aproximadamente 9.000 a.C - Criação de instrumentos mais controláveis, feitos de pedra, madeira e ossos: xilofones, litofones, tambores de tronco e flautas.
- Neolítico (a partir de cerca de 9.000 a.C) - Criação de membranofones e cordofones, após o desenvolvimento de ferramentas. Primeiros instrumentos afináveis.
- Cerca de 5.000 a.C - Desenvolvimento da metalurgia. Criação de instrumentos de cobre e bronze permitem uma execução mais sofisticada.
1 comentários
Mesmo assentando em bases rudimentares, acredito que tivesse um papel muito importante na pré-história, dado que o Homem aprendia a exprimir-se, a ir mais além da alimentação, reprodução e sobrevivência.
ResponderEliminarBeijinho <3
Lina Soares
https://trintaporumalinhanoticias.blogspot.pt