A História do Cinema - O Cinema Mudo
Hey blossoms 🌼!! Como sabem, eu e a minha melhor amiga estamos a fazer uma colaboração que consiste na história do cinema. Todas as semanas vai sair um post novo sobre a história do cinema, na semana passada saiu um post no blog dela que é uma breve introdução da história do cinema (vê aqui!!), hoje o post é sobre a fase do cinema mudo.
Segundo os historiadores não existe um criador do cinema, mas sim as circunstâncias que o criaram. O cinema mudo é conhecido como o primeiro cinema, como o próprio nome indica o cinema mudo não possuía quaisquer vocalizações sendo portanto estas substituídas por músicas e efeitos sonoros. Podiam ainda surgir alguns letreiros explicativos e os diálogos eram transmitidos através da mímica.
Quando o cinema surgiu, ainda não existia um cânone e então existiam múltiplas formas culturais misturadas: cartoons, revistas ilustradas e cartões-postais.
Inicialmente, tinha-se os nickleodons, que são considerados como o marco inicial da atividade cinematográfica verdadeiramente industrial. A maioria dos filmes eram produzidos apenas com um cenário e a duração média dos filmes era de 5 a 10 minutos. Foi com a explosão dos nickleodons que a organização da produção surgiu, provocando mudanças nos aspectos da arte cinematográfica.
Em 1907, os filmes começaram a utilizar convenções narrativas especificamente cinematográficas, na tentativa de construir enredos auto-explicativos. O melodrama e a defesa da ordem social passaram a ser os gêneros dominantes no cinema. A crítica de muitos historiadores defendia que os primeiros filmes eram demasiadamente teatrais. Os cenários eram bastante simples e teatrais, o deslocamento dos atores era realizado sempre pela lateral, acentuando a sensação de platitude (monotonia) e de teatralidade. Neste período, a câmera ficava estática, de modo a mostrar o corpo inteiro de um conjunto de pessoas.
Em 1898, as tensões entre os Estados Unidos e Espanha na disputa por Cuba e pelas Filipinas aumentou consideravelmente a demanda por imagens de guerra. Em Battle of Manila Bay reproduziu-se, com barquinhos de papel sobre um tanque de água, a batalha entre Estados Unidos e Espanha. As filmagens foram realizadas em primeiro plano num aquário com peixes vivos.
Nesta época surgiram também as Gags, que são formas narrativas mais antigas do cinema. É uma piada visual cujo desenvolvimento narrativo tem duas fases, a preparação e o desfecho inesperado. O público tinha uma preferência por ficções auto-explicativas. Algumas narrativas eram relatos incompletos que se apoiavam no conhecimento que o espectador já possuía sobre o assunto ou completados pelo comentador.
Entre 1907-1913, o cinema foi se organizando de uma forma industrial, estabelecendo uma especialização da várias etapas de produção e exibição de filmes, ou seja, começaram a surgir filmes mais longos, atingindo cerca de 15 minutos. O produtor, surgiu neste período de transição do primeiro cinema. Nesta fase mais avançada do cinema mudo, podemos presenciar o desenvolvimento das técnicas de filmagem, atuação, iluminação e enquadramento.
Durante o período de transição, as empresas da Europa dominaram o mercado internacional. Percebemos então que de inicio, não era o cinema norte-americano que dominava o cinema mundial. Entre uma transição e outra, os americanos lançam o primeiro e mais longo espetaculoso filme: The Birth of a Nation (O nascimento de uma nação), longa que trazia a Guerra Civil americana como tema central.
Para mim um dos melhores filmes mudos que já vi até hoje foi o Tempos Modernos com Charlie Chaplin.
Mas não me alongo mais... Não percam o próximo post! 😊
1 comentários
É incrivel como o cnema evolui (como tudo o resto!)
ResponderEliminarAinda na altura do Natal, por mero acaso, estive a ver parte de um filme do Charlie Chaplin e achei tão engraçado :) Não me lembrava dos Tempos Modernos, mas o trailer está o máximo :D
Beijinho e boa Sexta :)
http://demantanosofa.blogspot.pt/